Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades

Veja a importância de um bom gerenciamento para a empresa

Publicado em 07 de Aug de 2016 por Redação |COMENTE

O significado do termo gestão está diretamente relacionado aos conceitos de administração e gerenciamento, que, bem empregados, resultam no sucesso de uma empresa. Entenda neste artigo a importância de um negócio bem administrado



Texto Jorge Bahia | Adaptação Isadora Couto | Foto Freeimages.com

Como ter um bom gerenciamento na empresa 

O significado do termo gestão está diretamente relacionadoaos conceitos de administração e gerenciamento. Apesar desta relação, a amplitude de cada uma presenta, no dia a dia, uma diferença de fácil identificação. Na prática há uma abertura, ou até mesmo o que podemos chamar de desmembramento do termo gestão, atrelando-o a questões negociais, de investimento, de projetos, de pessoal, ou de estratégia, assim como de vários outros gêneros. Quando isso ocorre, as identificações usuais tem o termo gestão como prefixo identificador da atividade (e exemplo: gestão de negócios).

Historicamente, a gestão teve origem após a revolução industrial, no final do século 18 e início do século 19, quando o surgimento de fábricas e a invenção de máquinas a vapor fizeram surgir, também, problemas que até então não eram identificados. Indústrias e máquinas precisavam ser operacionalizadas, precisavam atender suas finalidades sociais, econômicas e desenvolvimentistas. Para isso, trabalhadores foram fundamentais nos processos, fazendo girar e proporcionar vínculos a toda estrutura industrial recém-surgida. Assim, disponibilizando-se recursos, como fábricas, máquinas e trabalhadores,obrigatoriamente tivemos a necessidadede definições quanto a uma política de gestão que visasse definir objetivos e meios de alcançá-los utilizando de forma racional os recursos disponíveis.

Dessa forma, a gestão foi um indicador de para onde ir e de que forma chegar. Podemos considerar que a necessidadede alcançar metas e realizar o contro-le de recursos desenvolveu metodologias e técnicas que agregadas resultaram no que hoje chamamos de ciência da administração. Na mesma linha de abordagem, podemos considerar que o gerenciamento é a operacionalização e utilização de todas essas técnicas, cada uma em seu momento e atividade correta, para que tenhamos uma sólida administração. Particularmente, sou de opinião queos conceitos acadêmicos, como é natural com base em estudos e suas evoluções conclusivas, trouxeram ao termo gestão uma nova identificação mercadológica, que é a administração, mas no dia a dia dos negócios é difícil desvincular o termo gestão de uma exemplar condução de, por exemplo, um investimento, uma unidade comercial, uma unidade de serviços ou uma unidade industrial.

Também, na prática, é comum escutarmos ou identificarmos colocações como gestão administrativa, gestão empresarial, gestão estratégica, gestão tributária, gestão de pessoal, gestão de controladoria e vários outros dimensionamentos. Temos em muitos casos cursos, alguns de pós-graduação, relacionados diretamentea esses ramos da gestão. Mas para utilizar todas essas ferramentas que começaram a surgir lá atrás, como consequência da revolução industrial e que apresentam amplo e constante desenvolvimento, precisamos ter namesma proporção evolutiva profissionais capacitados para o uso desses conceitos e apresentação de resultados. São eles os administradores que, coma devida formação acadêmica, realizam a gestão de negócios que estão sob suas responsabilidades.

Costumamos dizer, e a nossa experiência profissional demonstra e ratifica, que o bom gestor é o profissional que possui entre outras virtudes e conhecimentos sólidos conceitos e técnicas de administração. Essa capacitação administrativa permite que em sua função o profissional tenha conhecimento e segurança para consolidar informações processadas e analisadas por especialistas que estão sob oseu gerenciamento, agregando a partirdai ou, com base nestas informações, o seu conhecimento e a sua visão do negócio visão do administrador reportando a informação a nível hierárquico superior, que da mesma forma agregará informações, conhecimentos e dados da estratégia do negócio à informação anterior, também reportando este novo dado, mais refinado a nível hierárquico superior.

Assim, sucessivamente, este crescente de informações, ou esta política de gestão, como no período pós-revolução industrial, mas de forma mais técnica e estratégica, considerando aspectos de globalização, evolução tecnológica e dinâmicados mercados, indica objetivos, meios, formas, ações, correções e prazos que são ícones fundamentais ao sustento de um negócio. No sucesso empresarial, o administrador bem-sucedido é aquele que delega responsabilidades, cobra resultados e possui time de colaboradores capacitados. Dessa forma, a gestão do negócio tem uma sólida administração e a baseda mesma é o gerenciamento das atividades, em qualquer nível hierárquico.

 


Revista Gestão & Negócios | Ed.67  - Assine já e garanta 6 meses grátis de outro título 


COMENTE