Como cultivar um bom relacionamento com clientes
Cliente bom é o que volta. Como construir uma relação com seus clientes? Simples, conheça o perfil dele
Texto Sérgio Dias (Economista e consultor do SEBRAE) | Adaptação Giovanna Henriques | Foto Shutterstock
Pense em seu negócio e procure enxergar de que forma ele está sintonizado com o seu cliente. Responda primeiro a uma pergunta básica: O que você considera ser a razão principal para que um cliente dê preferência a seu estabelecimento e compre seu produto ou serviço? O cliente é um ser complexo e individual. Cada cliente tem suas próprias características e particularidades. Clientes têm expectativas, hábitos, preferências, necessidades, alternativas e, fundamentalmente, poder. Não necessariamente todas elas etambém não apenas uma. Mas para se relacionar bem com seu cliente você precisa conhecê-lo e saber quais dessas características o fazem preferir seu produto, seu serviço ou seu atendimento.
Entendendo isso você irá superar suas expectativas e fidelizá-lo. Daí em diante, como você lida com isso em seu negócio? Costuma registrar o que observa em seus clientes? Experimente criar um registro para isso. Nada de muito sofisticado ou que requeira tecnologia e alocação de recursos. Comece com anotações em fichas, procurando registrar o que você observa nos seus clientes. E inicie com alguns dados de identificação, com o nome, endereço, telefone, data de nascimento, se é casado, viúvo, solteiro, etc.
No decorrer do tempo você estará de posse de importantes informações sobre seus clientes, podendo identificar qual o perfil predominante do cliente de seu negócio. Trabalhe essas informações para que elas orientem suas ações de atração e fidelização de clientes. E não se esqueça de que o melhor cliente é aquele que já temos!