4 ideias de negócios visando ao público consciente
Saiba como investir nesse meio
Texto Juliana Klein | Adaptação Giovanna henriques | Foto Divulgação
• Um exemplo interessante nos últimos tempos é a de uma empresa americana chamada Waste Management Inc. A organização oferece diversos tipos de serviço de coleta de materiais e a partir daí identificou uma série de oportunidades de uso e reutilização de produtos, tanto para residências como para organizações, indústrias, escolas,etc.
• Outra ideia é a abertura de lojas de conveniência sem embalagens. O consumidor leva suas embalagens e compra os produtos a granel. Percebe-se que de uma forma geral estamos retomando um hábito que praticamente se extinguiu nos anos 1970/1980.
• A ideia de ter produtos como de alta tecnologia com novos lançamentos constantes ou o fast-fashion, com vestuário de qualidade inferior e de baixa durabilidade, passa a ser mais bem avaliada pelo consumidor. Existe uma tendência também de o consumidor começar a perceber o valor agregado ao longo do tempo. Produtos descartáveis são baratos a curto prazo, mas, ao se considerar ao longo do tempo, percebe-se a perda de valor. Com a crise, passa-se a valorizar mais esses aspectos.
• Serviços de assinatura atrelados ao compartilhamento de itens– como o caso da “Rocksbox Jewelry”, considerada o “Netflix das joias”, nos Estados Unidos.